terça-feira, 23 de junho de 2015

Homossexualidade e Homoafetividade: Existe Diferença?



Pr. Alexandre Feitosa

A princípio, homossexualidade e homoafetividade podem parecer termos equivalentes, sinônimos. Entretanto, há diferenças essenciais entre essas duas palavras. Homossexualidade é um termo mais antigo e ganhou popularidade nos últimos anos, substituindo o termo homossexualismo, fortemente ligado à noção de patologia e, no vocabulário religioso, à noção de pecado. Após a compreensão de que a orientação homossexual não é doença, o termo homossexualismo começou a cair em desuso, mas ainda é fortemente utilizado no discurso religioso tradicional. Hoje, a homossexualidade é compreendida, pelo menos nos meios acadêmico e científico, como uma variação normal da sexualidade, como a heterossexualidade.

No senso comum e religioso, ainda bastante conservador, homossexualidade equivale à pratica sexual. Essa visão deve ser corrigida.

A orientação sexual é parte da constituição sexual de todo indivíduo e refere-se à atração sexual e afetiva. Quando essa atração é direcionada para o mesmo sexo, ocorre a homossexualidade; quando para ambos os sexos, ocorre a bissexualidade; quando para o sexo oposto, ocorre a heterossexualidade. A expressão orientação sexual não significa que o indivíduo foi orientado a sentir determinada atração, mas diz respeito à sua atração natural, que está orientada (voltada, direcionada) ao mesmo sexo, ao sexo oposto ou a ambos os sexos.


Já o termo homoafetividade surgiu a fim de traduzir com mais precisão os relacionamentos estáveis das pessoas com orientação homossexual. Dessa forma, homossexualidade refere-se à orientação sexual (que pode ou não ser exercida) e homoafetividade refere-se ao exercício da homossexualidade, ao relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, com ênfase nos aspectos emocionais (sobretudo, o amor) e na realização pessoal e conjugal das partes envolvidas. Em se tratando de relações casuais, do hedonismo (promiscuidade e sexo predatório), a palavra homoafetividade não apresenta qualquer relação.

Em suma: quando se tratar de orientação sexual, o termo correto é homossexualidade; quando se tratar de relacionamentos, o termo correto é homoafetividade

Um comentário:

  1. Que legal ler sobre isso num site voltado para a Bíblia de maneira clara e não ofensiva. Dessas coisas que se dá esperança no Cristianismo! Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...