terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O que é Identidade de Gênero


O preconceito ainda é o principal agente de exclusão e discriminação à comunidade trans. A igreja inclusiva brasileira, para ser, de fato, assim chamada, necessita dar mais atenção àqueles e àquelas que são ainda mais marginalizados do que gays e lésbicas, quer na família, na sociedade, no trabalho ou no universo acadêmico. Hoje, dia Nacional da Visibilidade Trans, nosso Blog, mais uma vez, aborda o assunto, como forma de contribuir para o esclarecimento que põe fim ao preconceito. Entenda, no seguinte artigo, retirado do livro A Igreja Trans, o que é identidade de gênero. 

Por Alexandre Feitosa
Para melhor entendermos o sentido da expressão Identidade de Gênero, é importante definirmos o significado de sexo e gênero.
O sexo refere-se às características biológicas específicas dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, às suas funções e aos caracteres sexuais secundários ocasionados pelos hormônios. É o sexo que determina que os homens têm pênis e as mulheres têm vagina. O sexo refere-se aos componentes biológicos do corpo. Nem sempre o sexo define a identidade de gênero de uma pessoa, bem como nem sempre há correspondência do sexo com a orientação sexual do indivíduo.
Gênero é um conceito pessoal, individual e subjetivo que pertence ao âmbito cultural e social. Não é uma entidade biológica, é um empreendimento realizado pela sociedade para transformar o ser nascido com vagina ou pênis em mulher ou homem. Nesse sentido, gênero é uma construção social. É preciso um investimento, uma influência direta da família e da sociedade para transformar um bebê em 'mulher' ou 'homem'. Essa construção é realizada, reforçada, e também fiscalizada ao longo do tempo, principalmente, pelas instituições sociais. São elas: a igreja, a família e a escola. Gênero refere-se aos papéis sociais diferenciados para mulheres e homens.

[...] o conceito de ‘gênero’ reúne aspectos psicológicos, sociais e históricos associados à feminilidade, por um lado, e à masculinidade, por outro. As concepções daquilo que é masculino e daquilo que é feminino variam de cultura para cultura (e até mesmo dentro de uma mesma cultura) com o passar do tempo.[1]

"A Igreja Trans", do pastor 
Alexandre Feitosa: o único livro
a abordar o assunto especialmente
com foco na inclusão da comunidade
trans à Igreja.
Em nossa sociedade, há dois papéis clássicos: o do homem e o da mulher, ambos com funções bem específicas segundo a visão social tradicional. A identidade de gênero é a identificação com um desses papéis. Todas as pessoas possuem uma identidade de gênero, independentemente de sua orientação sexual, ou seja, todas as pessoas trazem um sentimento de pertencimento a determinado gênero. Normalmente, a maioria das pessoas identifica-se de acordo com a visão tradicional de gênero: sexo biológico masculino = identidade de gênero masculina; sexo biológico feminino = identidade de gênero feminina. Identidade de gênero pertence ao nível psicológico e determina a que gênero as pessoas pertencem, se ao masculino ou ao feminino, ou seja, é a certeza que cada um possui sobre si de ser masculino ou feminino, de ser homem ou mulher.
Para uma minoria, entretanto, essa correspondência tradicional não acontece: o sexo biológico não corresponde ao sexo psicológico. Dessa forma, há uma inversão das performances tradicionais de gênero, ou seja, das marcas, comportamentos e atitudes próprias do homem ou próprias da mulher. Quando isso acontece, dá-se o nome de transgeneridade. Os indivíduos que apresentam essa inversão do conceito tradicional de gênero são denominados transgêneros. Transexuais e travestis constituem a maioria transgênera, embora, para muitos teóricos da sexualidade, o termo transexual seja também aplicável às travestis. Entretanto, para não confundi-los, é importante ressaltar as diferenças entre esses dois grupos principais.
João Nery, 
primeiro homem trans brasileiro
O sexo psicológico – identidade de gênero – será evidenciado externamente. Há uma identificação com os símbolos e os elementos que definem determinado gênero, em seu aspecto social, pessoal e legal. A transgeneridade não deve ser classificada como orientação sexual – como ocorre com a heterossexualidade, a bissexualidade e a homossexualidade – mas como um fenômeno mais complexo que envolve as performances de gênero (masculino ou feminino).

Quer aprofundar esse assunto? Leia "A Igreja Trans", único livro da Teologia Inclusiva que aborda o assunto! Clique na imagem abaixo e adquira!





[1] Rafael Kalaf Cossi, Corpo em Obra, NVersos Editora, p. 69.

4 comentários:

  1. Sou transexual e membro de uma Igreja Inclusiva em Fortaleza, gostaria de adquirir o livro "A Igreja Trans", mas pelo pagseguro da uol nunca consigo comprar nada, meu e-mail de contato: satynehaddukan@hotmail.com Paz e graça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Satyne!

      Que alegria receber seu comentário e saber que pertence a uma igreja inclusiva!

      Bom, estou enviando uma proposta de compra do livro "A Igreja Trans" para seu e-mail.

      Abraços fraternos e volte sempre!

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir
  2. Acho que o texto acima deixou a desejar, pois nao explica a diferença entre travestis e transexuais, pois como a maioria julga a aparencia e como tal se entende que seja a mesma coisa e nao é assim, pois ambos apesar da aparencia...tem necessidades e objetivos bem distintos, jogar tudo isso na mesma panela é banalizar as necessidades das transexuais, pois no final se vai resumir a sua necessidade com aquela das travestis, pois as duas tem mentalidades bem distintas e dessa mentalidade que nasce as necessidades diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cibelle. Tudo bem?

      Obrigado por participar de nosso Blog!

      Então, o texto acima é apenas um trecho do livro mencionado. A distinção entre travestis e transexuais foi explicada em um capítulo à parte.

      O objetivo do texto acima é explicar apenas o que é a identidade de gênero.

      Volte sempre!

      Abraços!

      Pr. Alexandre Feitosa

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...